quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Almoço depois da coletiva, você pagou ? Eu já.

“Senhor, você vai ter que pagar o almoço”

Sim, fui surpreendido com essa frase ao sair de uma coletiva. Se você está espantado com isso imagina eu.

Tudo aconteceu da seguinte maneira: estava num mega evento e um dos expositores resolveu fazer uma coletiva no mesmo local para aproveitar a presença de alguns jornalistas.

Presença confirmada fui lá. Cheguei bem atrasado, porque estava no evento e não iria perder a apresentação daquele gringo, é claro, mas consegui chegar no momento final da sessão de Q&A e ainda deu tempo para conversar com o executivo mor, tirar algumas dúvidas e ser convidado pela pseudo-assessora para ficar para o almoço (lembre-se disso).

Pois bem, dos poucos jornalistas presentes, uns 11, vários foram embora quando terminou a apresentação, sobrando uns 4 jornalistas.

Hora do almoço, garçom vem tira o pedido, assessora vem conversa com você querendo saber se tem alguma dúvida, executivo vem conversar com você explica mais da empresa e quer saber também se tem alguma dúvida, garçom retorna para tirar o pedido da sobremesa, executivo volta para se despedir e deixar cartão de visita.

Tudo finalizado, estava na hora de voltar para o evento. Levanto, me despeço dos colegas e pessoas da empresa e quando estou do lado de fora do restaurante vem o garçom correndo - “O senhor precisa voltar para pagar a conta, porque a empresa disse que não vai pagar seu almoço”.

HÃ!?, essa foi minha expressão e do colegas que estavam junto. Calmo do jeito que sou, voltei e fui procurar a pseudo-assessora para saber o que acontecera, e a resposta foi a pior possível: “Como você chegou no final e não assistiu à apresentação, minha chefe disse que você tem que pagar o almoço”.

Perguntei onde estava esta “chefe” para conversar, mas a pseudo-assessora informou que ela já tinha ido embora.

Claro que a vontade era de mandar a referida chefe para PQP. Lembre-se que foi a pseudo-assessora que me convidou para ficar no almoço, mas como sou educado simplesmente virei as costas e fui pagar a conta, um total de R$70,00.

Chegando em casa a noite enviei um educado email (sério, foi educado mesmo) para o executivo mor e a pseudo-assessora explicando o caso e solicitando ressarcimento. Obviamente fui retrucado pela pseudo-assessora, enviei nova mensagem e novamente a pseudo-assessora retruca. Após nova resposta enviada o executivo responde solicitando o número da conta para efetuar o depósito.

Detalhe que esqueci: como vários jornalistas foram embora do almoço antes dele ser servido, sobraram muitos lugares nas mesas. A pseudo-assessora não teve dúvida e chamou TODOS os funcionários que estavam trabalhando na feira para ocupar os lugares vagos.

Resumo da história: a pseudo-assessora trabalha, ou trabalhava, no marketing da empresa, ou seja, nunca tratou com jornalistas ou tampouco fez um coletiva, cagando do início ao fim.

Da próxima vez que você quiser fazer uma coletiva não pense que basta comprar um mailing e sair disparando o convite.

Imagine agora a empresa, que é pequena, tem apenas 3 produtos de nicho de call center e pensa em trabalhar com a imprensa. Na minha opinião tentaram bancar os espertos economizando na contratação de uma assessoria e fizeram mais besteira do que esperavam.

Um comentário:

JORNALJARDINS disse...

Flavio, eu estou passada.

Só faltava isso agora: Além de pagar estacionamento, ter que pagar almoço.

Estamos bem na fita.

Adorei sua atitude, porque se fosse eu rodaria a baiana lá mesmo e não pagava nada.