domingo, 24 de agosto de 2008

Carta aberta para uma assessora inexperiente - ATUALIZADA

Recentemente fui alvo de um comentário feito de forma anônima em um blog. Ela somente se identificou como assessora.

Para ela, inexperiente, vou dar algumas dicas de como utilizar este blog para seu trabalho.

Não espere que eu escreva aqui como foi meu dia, quem encontrei, o que comi e como foi meu trabalho.

Escrevo somente sobre coletivas, erros, acertos e algumas pérolas, como é o caso dos Releases Sem Noção.

Assessora anônima, você pode utilizar este blog para:
- Analisar o que sua concorrência esta fazendo;
- Ver o material produzido;
- Analisar erros, para não cometê-los também;
- Copiar ou melhorar os acertos;
- Analisar os locais de coletiva;
- Ver os press kits distribuídos na coletiva clicando no Flickr (se não souber o que é isso, me escreva que te explico);
- Ver as fotos das lembrancinhas entregues para ter idéias ou sugestões;
- Analisar o calendário de coletivas;
- Ver qual assessoria faz mais eventos e seus resultados

Acho que está bom, o resto fica por sua imaginação.

Caso não tenha entendido algum dos tópicos, por favor, me escreva (pode ser anônima, viu?) e vou responder prontamente.

Para ver que não estou com "bronca" do seu comentário, faço questão de lhe enviar um livro que li recentemente;
- Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia - Editora Atlas

Não precisa se identificar, basta mandar o endereço que encaminho o livro. Prometo que não publico nada. Isto não é uma pegadinha.

Não quer mandar o endereço, tudo bem, podemos tomar um café juntos, para você expor seu ponto de vista e discutirmos o mundo das comunicações.

Desculpe tê-la chamada de burra, pois se você assim fosse, não seria assessoria, mas sim Presidente.

Só uma coisa: quando você fala em "cerimonial" vai uma dica: já vi muita agência perder conta por uma coletiva mal gerenciada. Para você será mais uma coletiva, para seu cliente será a oportunidade de aparecer na mídia e qualquer erro pode levar a conta junto.

Agora cá entre nós, se alguma grande consultoria chegasse com uma solução ou produto para saber como foi o evento do seu concorrente você não compraria? Pois é, isto tudo está aqui e é de graça.

Além disso, você realmente acredita em anonimato na internet?

Beijos e até o próximo evento.

3 comentários:

Thiago disse...

Olá. Meu nome é Thiago Nunes, sou formando do curso de Relações Públicas no interior de São Paulo (Americana), e entro sempre eu seu blog, tanto para ver como foram as coletivas, como para ter idéias de como organizar uma coletiva (coisa que ainda nunca fiz).

Meus parabéns a você por este excelente blog.

Flavio Alves disse...

Cara é simplesmente patético o que estou presenciando. Uma discussão de "altíssimo" nível de jornalistas que ficam correndo atrás de "mimos" como se esta fosse a sua verdadeira profissão, rsrs. Jornalismo é coisa séria, por isso não sou um... Sugiro que faça o mesmo ;)

Flávio Sartori disse...

Ótimo seu comentário Thiago, valeu!
Falou tudo Flavio, discussão de jornalistas.
Valeu pelo comentário