segunda-feira, 25 de julho de 2011

RELACIONAMENTO


Relacionamento, taí uma coisa difícil hoje em dia. Não estou falando no sentido de família ou afetiva, estou falando no dia a dia das assessorias e agências com seu principal público, jornalistas e/ou blogueiros.

Outro dia deparei com uma vaga de emprego "Analista de Mídias Sociais freela, relatórios, ações e relacionamento com público alvo". Vamos lá, que ideia idiota é essa de contratar um freela para manter relacionamento com seu público?

Será que não percebe que isso é o maior bem da empresa/cliente e não os relatórios e análises posteriores? Se o relacionamento não for, no mínimo razoável, não adianta gastar no release/coletiva/ação.

Ou então, a empresa faz UMA ação e nunca mais chama pra nada, nem release você recebe. Isso aconteceu bastante durante a última Campus Party, eventos quase que diários para blogueiros, acabou o evento nem um release apareceu na caixa de entrada. Cadê o relacionamento?

Sei que você deve estar pensando "Esse cara não sabe nada, tenho muita coisa para fazer". Todo mundo tem, não queremos que você ligue e pergunte como foi seu dia ou para falar boa noite, não é isso.

Também não estou falando de fórmulas milagrosas, mas de coisas simples: convidou para coletiva, enviou o release pos-coletiva, continue enviando releases e repasse a info para o restante da agência, quem sabe o perfil não se encaixa em outro cliente.

Não basta simplesmente comprar o mailing de alguma empresa e pronto. Faça o seu, com informações diferenciadas, se o blogueiro tem filhos e data de aniversário deles... Se você tem um bom relacionamento, que tal lidar e dar os parabéns no dia do aniversário em vez de copiar/colar aquele e-mail de sempre? Vai ser mais rápido que fazer follow-up.

São coisas pequenas mas que fazem toda a diferença, então pare de pensar em coisas gigantescas e pense em coisas mais simples, ou melhor, coisas que você gostaria que fizessem.

Isso é conversa para mais de hora, sentar e discutir isso seria muito bom, mesmo porque é o que move as assessorias e agências de midias sociais. Lembre-se: contratar alguém para manter um breve relacionamento é a profissão mais antiga do mundo. É essa imagem que você quer passar da empresa e do seu cliente?

Nenhum comentário: