Outro dia estava numa roda de jornalistas e surgiu o assunto Follow up. A reclamação foi geral especificamente sobre UMA assessoria aqui de São Paulo, doravante chamada de Nada Bom.
Quais as reclamações dos jornalistas referente a Nada Bom? Bem, são várias, mas a principal foi a forma de follow up agressiva com que ela trabalha.
- "Chega ao absurdo de ligarem DUAS vezes no mesmo dia para falar sobre o MESMO release", brada uma jornalista.
- "Na redação nos já avisamos para recepção NÃO passar as ligações desta assessoria para os jornalistas de jeito nenhum", diz outra.
- "Parece que estão vendendo cartão de crédito ou oferecendo assinatura de jornal, não deixam você falar, obviamente estão lendo um script", afirmava o colega.
- "Quando questionei sobre uma dúvida no release, a assessoria não sabia o que responder, obviamente porque não estava no script", diz outro colega.
Então pessoal, vocês acreditam que fazer follow up de release ainda funciona? Mais alguns pontos contra:
- Esse pé-rapado que vos escreve recebe diariamente entre 250 a 300 releases; alguns colegas chegam a receber 700 releases num dia. Já imaginaram se TODAS essas assessorias fizessem follow, o inferno que seria?
- Se o release interessar ao jornalista, editor ou pauteiro ele vai atrás para mais detalhes, não adianta ficar cobrando ou enviando o mesmo release 8 vezes (como já aconteceu) isso não vai funcionar.
- Além de ser um saco, você esta escrevendo, todo concentrado e toca o telefone "Oi, mandei um release semana passada, queria saber se você leu e aproveitou" . Na boa, tem dias que nem lembro o que almocei, quanto mais um release da semana passada. E aí para voltar ao texto, cade o foco?
Então na próxima reunião que rolar na assessoria e alguém falar "Precisamos fazer follow deste cliente", levante e responda "Mas ninguém gosta de follow, principalmente os jornalistas. Que tal um monitoramento mais apurado?"
Isso vale também para os cursos de Relações Públicas e Jornalismo, FOLLOW UP NÃO FUNCIONA, ALÉM DE "QUEIMAR" O ASSESSOR JUNTO AOS JORNALISTAS! Não acredito que assessor de imprensa seja telefonista, pra ficar pendurado no telefone - foi pra isso que você estudou 4 anos, ou mais?
Ah, estava esquecendo da assessoria Nada de Bom: mude seu esquema de trabalho POR FAVOR, pois a grande maioria dos jornalistas detestam seu modo de trabalho e deixam de ir aos seus eventos/coletivas por esse motivo. Fica a dica.
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