Ontem os presidentes da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, e do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, apresentaram na sede da Serasa o primeiro estudo sobre o consumo e a formação da classe média no Brasil. Com cerca de 3 mil participantes em todo o país, a pesquisa não fala de classe social, e sim, de classificação econômica, mostra que até dentro da classe média há muitas divisões e pode ajudar empresas de varejo e serviços a desenvolver novos produtos ou adequar a comunicação com o consumidor.
Alguns dados chamaram a atenção:
- São cerca de 108 milhões de pessoas - se fosse um país, seria mais populoso que Alemanha, Egito e França, com consumo de mais de R$1,17 trilhão em 2013 - o que colocaria este país da classe média no G20.
- Nos próximos 12 meses, os itens de maior procura devem ser viagens nacionais, aparelhos de TV, geladeiras e tablets.
A diferença nos sonhos de consumo mostra a segmentação da classe média feita no estudo. Somos, no final das contas, divididos entre Promissores (jovens e conectados), Batalhadores (40 anos e querendo melhorar de vida com estudo), Experientes (aposentados e pensando nas viagens nacionais) e Empreendedores ("classe A da classe C, têm seus próprios negócios e consomem produtos mais caros).
Após as apresentações individuais e a sessão de Q&A, foi a hora de ir embora.
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Renato Meirelles, Instituto Data Popular |
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Ricardo Loureiro, Serasa Experian |
Serviço :
- O que : Lançamento da pesquisa Faces da Classe Média
- Quando : 18 de fevereiro de 2014, 10:00hs
- Onde : Serasa Experian
- Quem: Serasa Experian