sexta-feira, 25 de julho de 2008

Coletiva Kodak - 23/07/2008 - Hyatt Hotel - Ketchum

Coletiva para apresentar a nova linha de multi funcionais da empresa, que tem baixo custo de impressão.

Antes da coletiva, recebi vários teasers comparando o custo de tinta de impressoras com outros produtos, como whisky 18 anos e perfumes.

Tudo bem, vamos lá, cheguei bem cedo, fui quase um dos primeiros. A coletiva estava lotada, com jornalistas e blogueiros.

Começou com a apresentação do comediante Marcelo Médici, fazendo uma paródia com o dia-a-dia das pessoas que tem que imprimir alguma coisa. Na seqüência, o COO da empresa, Jaime Coen Szulc, deu prosseguimento.

Comentaram várias vezes que o cartucho da empresa (o colorido tem 5 cores) é muito mais barato que a concorrência - qual delas? HP, Epson, Lexmark?... Com tantos preços diferentes, 50% mais barato é abstrato. Disseram também que a nova tecnologia de impressão é fantástica, imprime fotos em altíssima qualidade em 30 segundos e que o produto veio para revolucionar.

Vamos pular o resto da coletiva e vamos direto a sessão de Q&A, quando a primeira pergunta foi exatamente "QUANTO CUSTA O CARTUCHO? "

A resposta não poderia ter sido pior: " Nós vamos divulgar o valor do cartucho num evento dia 14/08 para o qual vocês já estão convidados"

Neste momento, os jornalistas se olharam e pensaram "Isso só pode ser uma pegadinha, daqui a pouco o comediante entra no palco e fala!

Não, não era uma piada. Não falaram o preço e pronto. O único valor informado foi o das multifuncionais (salgados por sinal): o modelo ESP3 tem o preço sugerido de R$449,00 e o top de linha ESP5 por R$699,00.

Você monta uma coletiva, onde o grande atrativo era o valor do cartucho e não fala o preço?

Foi dificil compreender, mas vamos continuar com as perguntas. PRÓXIMA:
" Vocês poderiam falar sobre a distribuição dos produtos?"

" Eles estarão disponíveis em várias lojas que têm produtos com preços baixos".

De novo!

Tá bom, sei que estou pegando pesado. Algumas perguntas foram de fato respondidas. Uma das respostas que ouvi foi: " Não queremos vender muitas impressoras, queremos vender para quem imprime muito".

Então o modelo de négocios é a venda de cartuchos, como qualquer outra empresa faz.

Quase ia esquecendo: sabe a informação de que imprime uma foto em qualidade de laboratório em 30 segundos? Pois é, fizemos um teste e o tempo foi bem superior ao mencionado.

Aproveitando este gancho de impressão, no convite pediam para levar um pen-drive com 10 fotos para impressão, mas na saída só tinha 1 foto impressa.

Quando um colega questionou a razão de ter recebido somente uma foto, a assessora alegou que "Apareceu mais gente que o previsto então só imprimimos uma foto". OBS: só tinha uma multi funcional fazendo as impressões

Olha que dica legal: porque não imprimir as fotos e enviar depois?

A "lembrancinha"... nada.

Nenhum comentário: