sexta-feira, 14 de março de 2008

Proxxima 2008 - 11 e 12/03/208 - WTC Hotel

O Proxxima é um encontro internacional de comunicação digital, composto de palestras, mesas-redondas e muito networking

O evento absolutamente lotado. Nunca vi tantos iPhones e Macs por metro quadrado (havia inclusive um Mac Air). O valor da inscrição (R$2.000,00 sem direito a almoço), explica o motivo.

Nestes eventos, onde a maior parte do público é composta pelo pessoal de marketing e mídia, os “mimos” distribuídos nos estandes é um caso a parte. Quer um exemplo: sorvetes Rochinha (não sabe que sorvete é este?, clica aqui) com embalagens especiais e brindes no palito distribuídos na Microsoft, cadernos customizados no estande do Limão, além de goodie bags e pastinhas em outros stands.

Vamos ao que interessa, as palestras.

Neste post, vou comentar a palestra do dia 12/03, 11:00hs, com o título “O fenômeno dos blogs: já chegou a hora de virar mídia?

- Painelistas:

- Alexandre Fugita
- Carlos Cardoso
- Claudio Roca
- Edney Souza
- Fabio Seixas
- Renato Shirakashi
- Moderador: Wagner Martins (Mrs Manson)

Como deu para perceber, todos personagens da “panelasfera”. Como eles mesmo disseram, todos que se conheciam há tempos e se encontram com regularidade em eventos.

Uma falha desta palestra foi não colocar alguém de agência no palco para rebater o que estava sendo discutido, aí não fica palestra, fica uma conversa. Por exemplo, não tocaram no assunto de credibilidade e assuntos genéricos discutidos nos blogs

Conversaram sobre post pagos, e todos na mesa juraram que não fazem e quando fazem colocam o disclamer informando se tratar de um post pago.

Chegou um ponto em que os blogueiros no palco, através de seus iPhones ou Smartphones, estavam acessando um site de ranking para ver quem estava no topo da lista e fazendo piadas que somente eles entendiam.

Voltando ao ponto de credibilidade e post pagos, vocês ficaram sabendo o que aconteceu com o assunto Nike e Riot? Pois é, que coisa feia! Tratam os leitores de blogs como burros, tentando empurrar assuntos com o título de virais e pior, são os blogueiros que fazem isso e não avisam.

Desse jeito a credibilidade vai pro saco, literalmente. Outros exemplos: blogueiros dançando para uma marca de refrigerante ou posts falando de empresa de celular anunciando promoção.

Aí tem blogueiro que reclama de jornal e se autodenomina a nova mídia, mas aceita fazer um post pago sem o disclaimer, isso é chamar o leitor de idiota.

Mas encerrando com o Proxxima, se você tiver oportunidade, participe ano que vem.

Nenhum comentário: