terça-feira, 19 de junho de 2007

Coletiva UOL - 30/05/2007 - Hotel Renaissance

Começou com um pequeno atraso, até aí isso é normal. Fala uma coletiva que você foi e começou no horário?

Foi basicamente para anunciar o 1o. Top of Mind Internet.

Durante a coletiva alguns dados me chamaram a atenção: O primeiro deles foi a metodologia da pesquisa. Para responder a pesquisa você deveria ser um "heavy user" (pessoa que acessa MUITO a internet). Pois bem, para o Datafolha, "heavy user" é qualquer pessoa que acessa a internet mais de 4 vezes na semana, sem importar quantas horas.

É isso mesmo, 4x na semana já é "heavy user"! Caramba, então estou em qual nível de usuário?

O outro dado foi uma pesquisa do IBOPE/Netratings que coloca o Brasil como o país que mais acessa a internet mundialmente. Cada internetauta (odeio este termo) acessa em média 24 horas por mês, enquanto que o japonês e o americano acessam em média 18 horas.

Vamos aos fatos. No Japão, uma conexão de fibra ótica de 80Mbs na sua casa sai em média uns US$60/Mês, nos EUA uma conexão de 20Mbs custa uns US$45/mês, enquanto que no Brasil uma conexão dita banda larga, de ridículos 256Kbs, tem um custo total (telefone, provedor, assinatura) de US$80/mês, ou então uma conexão ilimitada discada por US$45/mês. Hummm!!!

Agora vem a pergunta: será que o brasileiro navega mais ou fica mais tempo conectado por ter uma conexão extremamente lenta?

Ainda, segundo o Comitê Gestor da Internet, 66,7% dos brasileiros nunca acessaram a web.

Então, se 66,7% nunca acessaram a internet, enquanto que a penetração (uiii) da web nos EUA chega a 70%, como podemos ter mais horas acessadas que eles?

Nos EUA, berço dos computadores mais baratos do mundo, um notebook decente custa em média US$800,00. No Brasil, este mesmo notebook custa absurdos US$2,000.00. Então como podemos ter mais horas de acesso se eles tem mais computadores e gente acessando?

Chegou a alguma conclusão?

Finalizando a coletiva, não teve "lembrancinha".


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